Vantagens e desvantagens de morar perto das estações de metrô de SP

Está em dúvidas sobre se deve ou não morar perto do metrô de SP? Conheça agora as vantagens e desvantagens dessa opção e faça a sua escolha!

Está pensando em comprar apartamento em São Paulo? Nesse momento, estar atento aos detalhes fará toda a diferença para garantir a satisfação da compra. Nosso primeiro conselho é: tenha calma. Esse é um investimento alto, por isso, é preciso fazer sua escolha com cuidado para evitar arrependimentos.

No mais, saiba que existe a possibilidade de morar perto das estações de metrô de São Paulo. No entanto, é importante que você avalie se essa é uma opção vantajosa.

Pensando nisso, separamos neste artigo as principais vantagens e desvantagens de morar próximo ao metrô. Vamos lá?

Vantagens de morar perto do metrô

Morar perto das estações de metrô de São Paulo tem suas vantagens e nós mostramos as principais delas a seguir. Confira!

Valorização do imóvel

Imóveis próximos ao metrô de SP são valorizados por otimizar a mobilidade das pessoas. Além disso, o local conta com ótima infraestrutura e uma variedade de serviços e comércios — o que, para muitos, é um excelente atrativo.

Rápida locomoção

O trânsito de São Paulo costuma ser bem caótico, principalmente em horários de “pico”. Se você precisa ser pontual para chegar ao trabalho ou em qualquer outro compromisso, precisa sair bem cedo de casa, caso queira se locomover de carro. No entanto, quem morar perto da estação de metrô de SP pode ter o privilégio de se livrar do congestionamento das ruas paulistas.

Vamos fazer uma comparação: normalmente, em dias em que o tráfego nas ruas é considerado normal e sem congestionamento, percorrer uma distância de 18 km leva, em média, uma hora de carro. Agora, para percorrer essa mesma distância de metrô, você levará em torno de 40 minutos para concluir o percurso — isso porque não contamos o tempo gasto para encontrar um lugar para estacionar.

Economia de dinheiro

Além de ter todo gasto com combustível durante a locomoção, ficar parado no trânsito também faz o tanque do carro esvaziar — sem contar o desgaste do veículo e os riscos de acidentes.

Nesse sentido, ao optar por morar perto do metrô de SP, você tem a chance de reduzir os seus gastos com o carro e, consequentemente, tem mais verba no orçamento para investir em outros projetos.

Desvantagens de morar perto do metrô

Agora, nem tudo são flores. Há também desvantagens de morar perto do metrô de SP. Saiba quais são elas.

Imóveis mais caros

Como é um ponto valorizado devido à infraestrutura do local e aos comércios, esses imóveis tendem a ter um valor mais elevado. Além disso, os imóveis estão cada vez menores. Logo, se você pretende morar nessa região, prepare-se para pagar mais caro e não ter um bem muito grande. 

Isso se deu devido à grande procura, que forçou a redução dos espaços e valorizou a região. Estúdios e kitnets são exemplos de pequenos ambientes disponíveis para venda.

Movimento constante

Quem gosta de paz e sossego terá que reavaliar a possibilidade de morar perto das estações de metrô. Isso porque essa região é muito movimentada devido à disponibilidade de transporte e variedades de comércios.

Consequentemente, haverá mais barulho, seja pela circulação das pessoas, seja pelo próprio funcionamento do metrô — sem contar outros ruídos relacionados às novas construções e reformas na infraestrutura do metrô.

Muito comércio nas proximidades

Há quem prefira mais comércios próximo de onde moram, mas, por outro lado, há quem tenha pavor disso. O aumento do número de diferentes negócios na região tende a atrair mais pessoas, logo, há um aumento no fluxo de pessoas e, consequentemente, um maior congestionamento nas ruas e calçadas. Além disso, não podemos esquecer que as possibilidades dos assaltos crescerem na região também aumentam.

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens de morar perto das estações de metrô de SP, pode tomar sua decisão com mais segurança. Lembre-se de sempre levar em consideração a qualidade de vida da sua família e principalmente o seu orçamento.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.