4 restaurantes para conhecer em São Paulo
A cidade brasileira mais populosa é reconhecida por sua variedade de opções, inclusive na área gastronômica. Veja algumas alternativas imperdíveis para conhecer!
É difícil pensar em algo que São Paulo não ofereça. Com 12 milhões de pessoas só na capital, ela é uma cidade global onde se pode encontrar uma grande diversidade em diferentes áreas: cultura, arquitetura, gastronomia, empresas, instituições de ensino e aparelhos de saúde, entre outros exemplos.
Na cidade, é possível experimentar a culinária de vários lugares — nacionais e estrangeiros. Com vários chefs renomados, ela reúne muitos dos melhores restaurantes do país, seja para culinária refinada, seja para comida de rua, seja internacional. Por isso, veja alguns locais imperdíveis para desfrutar dos melhores sabores da cidade e depois busque os melhores hotéis em São Paulo!
Comida internacional
São Paulo também é famosa por reunir opções incríveis de culinária internacional. O bairro da Liberdade é imperdível para quem gosta desse tipo de experiência. Embora seja famoso por reunir muitos dos melhores restaurantes de comida japonesa da cidade, esse bairro também oferece opções gastronômicas de outros países, como a Índia.
Um exemplo é o Curry’s Culinária Indiana, comandado por um casal provindo desse país asiático. O perfume das especiarias utilizadas em diferentes pratos é realmente encantador. Um exemplo é o thali, uma das refeições mais típicas indianas e servidas no restaurante desde o seu início. Outras opções incríveis são o camarão ao curry de tomate, temperos e creme de leite, acompanhados por pão naan, samosa, arroz basmati, salada e daal de lentilha, ou ainda o cordeiro vindaloo, para duas pessoas.
Comida orgânica
São Paulo também oferece várias opções quando o assunto é comida orgânica — um assunto cada vez mais evidente no debate público, especialmente enquanto questão de saúde pública. Um restaurante charmoso e pouco conhecido é o Organicamente Rango, na Vila Pirajussara, na zona sul da capital paulista.
Com um ambiente físico informal, localizado na atual sede da Agência Solano Trindade (famosa por promover a cultura criativa na região), esse restaurante é chefiado por dona Nice, que cria pratos feitos com ingredientes orgânicos e que oferecem boa relação custo-benefício.
Um destaque é o bobó de inhame com cogumelo shimeji e arroz integral. Vale também experimentar a famosa feijoada, servida aos sábados e capaz de alimentar até quatro pessoas na versão grande!
Comida vegana
Quem é vegano ou gosta bastante desse tipo de alimento não pode deixar de conhecer o famoso e charmoso Camélia Òdòdó, fundado pela Bela Gil, culinarista reconhecida por divulgar sobre alimentação saudável e consciente em livros e em programas televisivos.
Algumas opções inovadoras são a tostada de carne de jaca e os patacones. Como refeição mais encorpada, vale experimental o bela tigela oriental, um prato com macarrão do tipo sobá, vegetais crocantes e salteados, dois molhos, molho de cenoura com gengibre e tempeh grelhado (alimento grelhado tradicional da Indonésia, feito com o cozimento de um grão até ficar macio, ao qual é adicionado vinagre ao final e se mistura um tipo de fungo). Aqui, você pode conhecer diversos gostos e apostar em um restaurante preocupado com a responsabilidade socioambiental!
Comida refinada
Quem gosta de restaurantes mais refinados pode experimentar A Casa do Porco, considerado o 12º Melhor Restaurante do Mundo pela lista The World’s 50 Best Restaurants. A base dos pratos desse restaurante é a comida caipira, o que o torna ainda mais inovador.
Algumas opções são o menu degustação em oito etapas, canapés de linguiça de porco com torresmo e farofa (há opção de linguiça vegana), sushi de cogumelos, carré de poco à milanesa com ervas frescas, rabanete e molho da casa. O ambiente também é acolhedor, o que deixa a experiência ainda mais especial!