Como vender uma empresa em São Paulo?
Infelizmente a COVID-19 fechou as portas de muitas empresas que não encontraram oportunidades ou não se adequaram ao novo cenário mundial. Por isso, a pesquisa de “como calcular valor de empresa para venda” no Google está muito popular em São Paulo.
São muitos os motivos para querer vender uma empresa. Confira alguns:
- Aposentadoria;
- Problemas de saúde;
- Interesse pessoal;
- Ter mais tempo para a vida pessoa;
- Ter recebido uma ótima proposta de trabalho;
- Mudança de endereço;
- Conseguir capital para outras oportunidades;
- Falta de capital na empresa;
- Uma oferta irrecusável;
- Dívidas pessoais;
- Estagnação ou desempenho ruim do empreendimento;
- Entre outros.
Confira dicas para vender adequadamente uma empresa em São Paulo.
1 – Tenha certeza de sua decisão
Vender um empreendimento próprio não é uma decisão fácil. Ao vender uma empresa que você montou do zero será necessário um planejamento completo e minucioso com questões financeiras, tributárias, legais, além de um gerenciamento do seu estado emocional.
O primeiro passo é analisar o motivo da venda. É importante ter certeza de sua decisão. Isso vai impactar a sua vida, a dos seus familiares e dos colaboradores da empresa.
2 – Desapegue da empresa
Esse é o momento de tratar sua decisão como algo racional, evitando o apego emocional ao seu empreendimento. Você já tem a certeza de sua decisão. É hora de desapegar.
Outro ponto importante é que o valuation (valor de avaliação econômica) de sua empresa pode não ser o montante que você espera. Nenhum comprador pagará a mais pela sua empresa porque você tem apego sentimental por ela.
Ou seja, ela será vendida pelo valor normal do mercado. O esforço que você teve para iniciar e o tanto de trabalho que você empregou na empresa não fará diferença no cálculo do valor para vender seu negócio.
É importante ter muito claro em sua mente, para não influenciar na hora de colocar um preço de venda ou negociar com potenciais compradores.
3 – Prepare a empresa para ser vendida
Você precisa preparar sua empresa antes da venda. É fundamental que você levante relatórios com informações relevantes, com o objetivo de atrair mais potenciais compradores.
É necessário mostrar ao comprador que ele terá retorno no investimento e em quanto tempo isso vai acontecer. É importante reforçar na negociação o número de clientes que sua empresa atende também. Isso mostra diversidade.
Reúna o máximo de informações verídicas para mostrar de forma atrativa o seu empreendimento.
4 – Defina o preço corretamente
Nessa etapa você precisará de um profissional qualificado ou uma empresa na hora de avaliar o preço do seu negócio corretamente.
Tais profissionais são qualificados para avaliar seu empreendimento e determinar o valuation correto dela. Caso você tenha receio de o profissional divulgar alguma informação da sua empresa no mercado, peça que ele assine o NDA.
O NDA é um acordo para que o profissional não possa divulgar informações sobre seu negócio.
É importante deixar o lado emocional de lado e avaliar o negócio pelo preço que ela realmente vale. Aumentar o preço apenas por apego emocional pode prejudicar você durante a negociação, além de perder potenciais compradores.