7 Maneiras que mostram que caminhar é tão bom quanto correr nos parques de São Paulo

Se você preferir caminhar a correr, pode estar se perguntando como os dois exercícios se comparam. É claro que, na maioria dos casos, você percorrerá mais distância, queimará mais calorias e trabalhará mais os músculos na mesma quantidade de tempo se for mais rápido. Exercícios de alta intensidade, como correr, também deixam você mais em forma.

Mas a caminhada rápida é um excelente exercício de intensidade moderada para reduzir os riscos à saúde, aumentar o condicionamento físico e auxiliar na perda de peso. Mesmo uma caminhada mais lenta para fazer 30 minutos de exercícios aeróbicos por dia tem muitos benefícios. 

O ponto principal é que caminhar e correr são maneiras excelentes de entrar em forma. Aprenda as várias maneiras pelas quais caminhar pode ser melhor do que correr abaixo.

Menos Lesões

Caminhar produz muito menos lesões do que correr, o menor número de lesões de qualquer exercício aeróbico. 

Há muito se suspeita que as lesões por corrida, bem como o estresse de corridas longas como maratonas, podem levar a alterações que podem resultar em osteoartrose, especialmente nos joelhos. 

Os pesquisadores observam que até metade de todos os corredores são afetados por lesões de corrida a cada ano, o que pode levar a danos permanentes. 

Baixo impacto

Os corredores impactam o solo com três vezes o peso do corpo a cada passo, enquanto a caminhada produz um impacto de apenas 1,5 vezes o peso do corpo. 3  Isso é especialmente importante se você estiver acima do peso ou já tiver desenvolvido problemas nas articulações.

Por ser um exercício de baixo impacto, caminhar pode fazer com que você sinta menos fadiga do que correr. Caminhar também produz menos desgaste no corpo. No entanto, caminhar ainda é um exercício de levantamento de peso que pode prevenir a perda óssea.

Acessível e Sustentável

Existem muitas atividades de alta intensidade – como correr, pular corda, pliometria ou treinos de bootcamp, que queimam calorias substanciais em um curto período de tempo. Mas nem todos podem sustentar essas atividades por tempo suficiente para causar um impacto significativo.

Caminhar, por outro lado, geralmente é sustentável por períodos mais longos. Por exemplo, alguém que não se sente confortável correndo por mais de cinco ou 10 minutos pode ser capaz de manter um ritmo de caminhada acelerado por 30 a 45 minutos e queimar mais calorias no processo.

Além disso, se caminhar for mais confortável, é mais provável que você mantenha uma prática regular. O ponto principal é que você pode queimar mais calorias com uma prática consistente e sustentável de caminhada do que com breves episódios esporádicos de exercícios de alta intensidade.

Agradável, social e que reduz o estresse

Os caminhantes podem desacelerar, apreciar a vista, explorar uma trilha, entrar em uma loja ou parar para fazer um lanche. Os corredores muitas vezes apenas correm, com a intenção de entrar no tempo. Esta vantagem de andar foi demonstrada por pesquisas ter benefícios para a saúde. Caminhar em ambientes naturais, como um parque, pode ajudar a aliviar o estresse e a ruminação. Você pode fazer uma caminhada para aliviar o estresse a qualquer hora.

Além disso, caminhar também é uma atividade social divertida que quase qualquer pessoa pode desfrutar. Não é tão extenuante a ponto de interferir na sua capacidade de falar, portanto, caminhar é perfeito para fazer algum exercício e, ao mesmo tempo, ter conversas profundas com amigos e familiares.

Menos suado

Em muitos climas, você pode caminhar durante o almoço sem precisar tomar banho depois, enquanto um treino de corrida exige um. Você também terá menos probabilidade de ter enjôo durante o tempo quente se caminhar em vez de correr, embora ainda seja necessário tomar precauções para evitar o superaquecimento.

Sem roupas preparatórias ou especiais

Os corredores têm que colocar suas roupas de corrida, enquanto os caminhantes muitas vezes podem andar com o que quer que estejam usando , talvez com apenas uma troca para sapatos confortáveis . Embora você possa querer usar roupas esportivas para um treino de caminhada na esteira, também pode dar um passeio saudável e rápido sem se preparar.

Você pode ir a pé para o trabalho ou fazer suas tarefas diárias a pé, usando sapatos ou sandálias confortáveis. Isso ajudará a reduzir os longos tempos de permanência sentada, que podem aumentar os riscos à saúde.

Os caminhantes não precisam de roupas especiais nem precisam esperar para se mexer até terem tempo de ir à academia.

Os caminhantes nunca se machucam

Os corredores de longa distância batem na parede – queimando todo o combustível disponível e experimentando fadiga extrema. Os caminhantes geralmente não batem na parede em uma caminhada longa porque dependem de fontes de energia aeróbica. Os caminhantes podem reabastecer enquanto caminham, e seus corpos têm o tempo necessário para digerir e usar o combustível.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.