DICAS PRÁTICAS DE DECORAÇÃO PARA O SEU LAR

Para ter um ambiente aconchegante, elegante e sofisticado, às vezes é necessário conhecer algumas dicas de decoração, seja para facilitar na decisão ou para garantir o estilo que você quer para a sua casa.

Mas vale ressaltar que, a beleza não é tudo quando falamos de redecorar a sua casa. Ou seja, nem sempre é interessante seguir tendências se o resultado final não condizer com a sua personalidade.

Isso porque, do mesmo jeito que ao escolher as suas roupas você consegue transmitir a sua personalidade, ao escolher cada móvel, piso ou tinta, você está pondo para fora quem você é.

Vai reformar a sua casa e quer algumas dicas de decoração? Veja a seguir 4 conselhos para te inspirar na hora de comprar os móveis da sua casa, confira!

1 – Compre os móveis com as medidas em mãos

Uma das primeiras dicas de decoração é se planejar. Ou seja, pensar que o móvel pode caber no espaço que você quer não é o ideal, já que muitas vezes isso pode causar alguns problemas.

Assim, não deixe para medir os espaços que você quer mobiliar para depois. Quanto antes começar a procurar por móveis da medida certa, mais fácil de encontrar o que está procurando.

Além disso, também confira se existem alguns pontos elétricos, caso você pretenda comprar um aparelho elétrico, já que não tem coisa mais frustrante que adquirir um produto e não servir para o seu propósito.

2 – Os móveis devem ajudar e não atrapalhar

Menos é mais. Essa é uma das dicas de decoração mais importantes para quem está começando a reformar ou redecorar a sua casa, ou seja, os móveis e colunas da casa devem ajudar e não atrapalhar a circulação.

Desta forma, ao escolher pelos móveis do seu apartamento ou casa, tente deixar um espaço mínimo de 60 centímetros de distância para que você consiga andar entre os cômodos sem esbarrar em nada.

Ao seguir essa dica você consegue muito mais que cômodos bem distribuídos, mas um jeito de evitar o estresse que é inevitável ao ficar se machucando com as quinas da mesa, por exemplo.

3 – Aproveite a luz natural

Você sabia que uma das dicas de decoração mais importantes é aproveitar a luz natural do ambiente? Seja em um quarto de criança ou na cozinha, esse é um conselho que traz mais economia de energia.

Além disso, você também consegue melhorar o seu bem-estar, seja mental ou físico, isso porque a luz artificial não supre as necessidades de vitamina D do corpo humano.

Outro benefício de seguir essas dicas de decoração é que você aproveita uma ventilação natural, que ajuda a melhorar a qualidade do ar, já que é renovado a todo momento.

Porém, para pôr em prática essa dica, leve em consideração que você precisará manter um cuidado com a manutenção das janelas, seja utilizando cortina infantil ou uma persiana.

4 – Planeje as cores que irá usar

Você já pensou nas cores da sua casa? Pois essa é uma decisão que pode afetar o seu dia a dia, isso porque as tonalidades influenciam na iluminação, seja deixando o ambiente mais claro ou escurecendo.

Outro conselho entre as dicas de decoração é entender os significados das cores, isso porque um cômodo pode passar diferentes sensações, desde um ar de aconchego até de agressividade.

Por isso, antes de tomar uma decisão sobre a cor do azulejo ou da tinta que pretende usar na sua casa, fique atento se é isso que realmente você deseja.

Assim, para te ajudar a tomar uma decisão assertiva e ter uma noção geral sobre os seus significados, listamos a seguir dois grupos de cores para considerar, confira.

  • Cores quentes: se você quer criar uma decoração que transmita calor e acolhimento, o mais indicado são as tonalidades básicas, como laranja, amarelo e vermelho, ideais para salas de estar
  • Cores frias: associado a água ou a lua, tonalidades como azul, violeta, branco ou verde passam o sentimento de fluidez e calma, por isso, essas cores são recomendadas para cortina de quarto de criança ou escritório
https://images.tcdn.com.br/img/img_prod/811530/cortina_corta_luz_infantil_1_80x2_00_1035_3_20201028160847.jpg

Não deixe de passar a sua personalidade para a sua casa!

Mesmo que essas dicas de decoração sejam interessantes, não as siga “ao pé da letra”, isso porque talvez você deixe a sua casa mais informal e sem a sua personalidade.

Por isso, tente inovar e acrescentar algumas pinturas, móveis ou objetos decorativos que refletem quem você é. Desta forma, é possível deixar o ambiente mais aconchegante e confortável para passar o tempo livre.

Inclusive é possível criar novos móveis reciclando materiais, o que pode deixar a casa mais customizada. Por exemplo, é possível utilizar caixotes e paletes para guardar livros ou até mesmo usar como rack.

Conclusão

Gostou das dicas de decoração deste artigo? Além de ficar por dentro de algumas práticas fáceis de começar a pôr em prática, aqui você também pôde entender a importância de escolher cada aspecto da sua casa.

Seja escolhendo o móvel ou o tipo de design, é importante levar em conta o seu objetivo final, ou seja, qual a sensação que você quer passar para quem for te visitar.

Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser recomendar um tema para o próximo conteúdo, deixe o seu comentário abaixo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.