Como se destacar no mercado online em São Paulo
A população da cidade de São Paulo tem mais de 12 milhões de habitantes, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diante desse amplo e propício mercado consumidor, é muito importante compreender como se destacar no mercado online em São Paulo.
A cidade que nunca dorme tem suas exigências e elevada competitividade, mas também, possui diversas oportunidades para quem deseja crescer e investir no marketing para o seu negócio.
Com a pandemia e crescimento das redes sociais, muitas empresas e negócios buscaram estar no ambiente online, enquanto outras abriram sua loja virtual.
Obter destaque não é fácil, ainda mais em uma das maiores cidades do mundo. Mas, existem algumas dicas de Marketing Digital que podem ser aplicadas para ajudar o seu negócio! Vamos conferir quais são?
Segmentação do negócio: escolha e personalização do público
Quando falamos sobre ter um negócio, seja no ambiente físico ou digital, o primeiro passo é ser assertivo na escolha do público-alvo e na segmentação.
Não dá para ser muito abrangente, sem foco e sem audiência. Quanto mais dispersa for sua audiência, menor a chance de retorno e maior a possibilidade de gastos.
Já com uma audiência fidelizada e bem segmentada, há um maior índice de interação, identificação e, consequentemente, oportunidades de negócio por meio de ações que não precisam ser tão custosas.
Por isso, é importante que sua empresa consiga se focar em estratégias de comunicação na área digital a partir de quem é o seu público e, principalmente, desenvolva uma persona.
Basicamente, uma persona pode ser vista como o público-alvo de uma instituição, só que esse perfil é mais aprimorado. Ou seja, você insere características mais específicas e que representam o seu consumidor, assim como suas necessidades e preferências.
Conhecer seu público é essencial porque contribui para que você crie uma estratégia assertiva, desenvolva uma linguagem correta e, ainda, crie um conteúdo que tenha relevância para essa audiência.
A partir da delimitação do seu público-alvo, existem algumas dicas da área do marketing que são essenciais para um negócio online.
Dicas para o destaque do seu negócio online
Para ajudar o seu negócio a crescer no ambiente online, seja esse crescimento de forma orgânica ou por meio da compreensão de como funciona o Facebook Ads, é importante adotar algumas dicas e comportamentos nas redes, como é o caso de:
- Investir em marketing de conteúdo;
- Ter conteúdos à base de SEO;
- Utilizar as redes sociais;
- Investir em publicidade paga para posicionar a marca;
- Ter um site que tenha qualidade e responsividade.
Aprofundando mais sobre os tópicos, o primeiro passo para quem quer atuar na internet e ter um negócio online, além de definir o público, é pensar em um conteúdo de qualidade para esse público. Por isso, investir em marketing de conteúdo é essencial!
Essa estratégia é pensada para oferecer informações e materiais que atraiam a atenção e sanem as principais dúvidas do público-alvo considerando o conhecimento sobre as demandas e necessidades dessa audiência.
Além disso, o marketing de conteúdo trabalha com produções diversas, ou seja, não somente com um formato de publicação, respeitando o que mais agrada o seu público, a linguagem e identidade adotada, bem como as plataformas usadas para comunicação.
Por exemplo, por meio dele é possível produzir vídeos, fotografias, podcasts e materiais em texto.
O marketing de conteúdo também permite trabalhar o SEO, ou seja, ações e técnicas que contam com otimização dos materiais e das próprias páginas considerando os mecanismos de busca e a escolha de palavras-chaves.
Em meio a tanta informação, o cliente realiza buscas específicas que consideram termos, que são as chamadas palavras-chaves, para fazer uma pesquisa.
Basicamente, a ação considera o conhecimento e o comportamento do público ao buscar um tema na internet para fazer com que o conteúdo fique bem posicionado por meio do uso desses termos nos buscadores, ou para evidenciar como anunciar no Google Ads por meio desses termos, patrocinando o uso e aparecendo como anúncio nesta mesma página.
Assim, se você conhece quais são as palavras com maior índice de uso, é possível desenvolver um conteúdo que seja interessante para o seu cliente e que fique melhor ranqueado nos buscadores, garantindo um bom posicionamento da marca em sites como o Google.
Inclusive, nesse contexto, é fundamental especificar o local de atendimento, como a concentração de pedidos em São Paulo, utilizando o nome da cidade na palavra-chave.
Outra dica importante é com relação ao uso das redes sociais. Isso porque milhões de usuários estão conectados nesses ambientes, fazendo com que as redes sociais representem uma excelente oportunidade de negócio.
Atualmente existem diversas redes sociais disponível e com alto uso, sendo as mais tradicionais o Instagram Ads (que permite a realização de anúncios), Facebook, Linkedin, Twitter, TikTok, dentre outras.
Ou seja, são muitas possibilidades de criação de conteúdo e alcances variados do público.
Além disso, nas redes sociais, assim como no Google, existe a possibilidade de realizar anúncios em plataformas próprias e dedicadas, possibilitando atingir um público mais segmentado.
Agora falaremos sobre a importância de ter um site responsivo. Isso significa que esse site é adaptado a dispositivos móveis e telas diferentes, como computadores e tablets.
Para isso, ao desenvolver um site, é preciso pensar em sua adaptação, acessibilidade, layout e segurança! Somente assim, seu site terá um diferencial e melhores posicionamentos no Google, visto que a plataforma considera bastante a boa experiência dos usuários.