O que verificar no carro antes de viajar partindo de São Paulo

Para viajar de carro partindo de São Paulo, há muitos destinos próximos e atrativos. No entanto, é muito recomendado fazer uma revisão no carro para não ter imprevistos durante sua viagem.

Os destinos mais procurados partindo de São Paulo são:

  • Campos do Jordão: 180 km de São Paulo;
  • Riviera de São Lourenço: 124 km de São Paulo;
  • Holambra: 130 km de São Paulo;
  • Brotas: 251 km de São Paulo;
  • São Roque: 60 km de São Paulo.

Antes de colocar o pé na estrada, é indispensável realizar um check-up no carro. Mas não se preocupe. Você não precisa revisar nos mínimos detalhes, ou seja, até uma arruela de nylon do carro. Até porque um carro não tem arruela de nylon, elas são feitas de outros materiais para sua maior segurança. Portanto, sem preocupações maiores, descubra o que vistoriar no carro antes de uma viagem longa.

1 – Fluido do radiador

A função do fluido no radiador é ajudar a equilibrar a temperatura do motor do carro. Por isso, é recomendado que antes de sua viagem você peça para um mecânico encher o recipiente com a quantidade necessária de fluido durante a revisão.

Se você pretende realizar a tarefa por conta própria, basta encontrar o reservatório embaixo do capô e colocar o fluido até o nível indicado.

Uma observação importante é evitar a tarefa logo após desligar o carro, já que a tampa do reservatório pode estar quente.

Além disso, é recomendável a adição de líquidos aditivos específicos e não apenas água, já que tais líquidos possuem detergentes químicos que evitam o enferrujamento das peças.

2 – Óleo e fluido

O óleo do motor é imprescindível para se verificar antes de uma viagem. Você pode conferir o nível de óleo com o motor quente, mas tenha cuidado. O óleo deve estar no nível indicado. Além disso, ele precisa ter uma consistência fluida e uma cor clara.

Caso o óleo esteja escuro e gelatinoso, é hora de trocá-lo. Em tal caso, é melhor ir até um especialista.

O mesmo cuidado deve ser tomado com o óleo de transmissão. Importante ressaltar que se você não entender muito de carros, o ideal é procurar uma pessoa especializada. Dessa forma, nenhum procedimento vai prejudicar o funcionamento do carro.

3 – Sinalização e iluminação

Os recursos do carro de sinalização e iluminação que devem estar em bom funcionamento incluem:

  • Luzes de freio;
  • Lanternas;
  • Luz atrás da placa;
  • Faróis;
  • Seta.

Confira todos os itens acima antes de viajar. Isso é possível realizar rapidamente, em cerca de cinco minutos. Se você tiver alguma lâmpada quebrada no carro, substitua antes de pegar a estrada.

O serviço pode ser realizado por você ou alguém especializado.

4 – Estado dos pneus

Realize a calibragem adequada em todos os pneus antes de viajar. Para isso, confira o manual do proprietário. Vale lembrar que, dependendo do modelo, o nível certo de pressão pode mudar conforme o número de passageiros e carga a bordo.

O estado de conservação dos pneus também é importante para casos de dias de chuvas que podem ocasionar acidentes se estiverem mal conservados. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.