Dicas para trabalhar de motoboy em São Paulo

Feche os olhos e lembre-se de sua última viagem no trânsito intenso. Imagine os veículos ao seu redor, aglomerando-o, isolando-o. Imagine-se monitorando velocidades de fechamento, lendo sinais de trânsito, percebendo e antecipando semáforos. Então imagine adivinhar o que os pedestres farão, ou quão escorregadia aquela linha pintada pode ser. E aqueles motoristas distraídos em seus telefones … imagine tentar adivinhar o que eles vão fazer.

Andar no trânsito pode ser um pesadelo, especialmente para iniciantes e em São Paulo é ainda pior. É de se admirar que tantos motociclistas batam e queimam enquanto andam em ruas congestionadas? É incrível quantas tarefas diferentes os motociclistas realizam em um trajeto normal congestionado pelo trânsito. Fazer isso com sucesso significa processar uma infinidade de itens de uma vez e reagir corretamente a cada um. Fazer errado pode significar atropelamento – a humanidade. Aqui estão 15 estratégias inteligentes para lidar com ruas congestionadas.

Ficar seguro em sua motocicleta significa ficar atento a motoristas errantes e obstáculos na estrada.

Observar os movimentos da cabeça dos motoristas através de suas janelas e espelhos é uma excelente maneira de antecipar movimentos repentinos. A maioria dos motoristas não dá um salto para a esquerda ou para a direita sem primeiro mover a cabeça para um lado ou outro – mesmo que não verifique os retrovisores.

Confie nos seus espelhos, mas não totalmente

Os espelhos da sua bicicleta podem ser salva-vidas, mas nem sempre contam toda a história, mesmo se estiverem ajustados corretamente. No trânsito, sempre reforce sua visão traseira gerada por espelho olhando por cima do ombro apropriado. Faça isso rapidamente e você adicionará uma medida extra de visão traseira e conhecimento de ponto cego às suas tarefas de coleta de informações.

Nunca fique entre um veículo e uma rampa de saída

Isso parece muito simples, mas os motoristas que decidem sair no último minuto matam muitos passageiros a cada ano. A regra simples, então, é nunca se posicionar entre um veículo e uma rampa. Passar pela direita geralmente é um não-não, mas nos dias de hoje, às vezes é necessário. Portanto, se você fizer isso, faça-o entre as saídas ou as ruas transversais.

Proteja seus freios

No trânsito, muitas vezes você deve reagir muito rapidamente, o que significa não se atrapalhar com a alavanca ou pedal do freio. Para minimizar o tempo de alcance, sempre mantenha um dedo ou dois na alavanca do freio e o dedo do pé direito próximo ao pedal do freio traseiro. Quando aquele motorista empunhando um celular cruzar seu caminho tentando chegar ao 7-Eleven para um burrito supremo, você estará pronto.

Ser notado

Certifique-se de que os motoristas e pedestres possam vê-lo, mesmo à distância. Abandone o traje todo preto e use roupas de cores vivas, especialmente o capacete e a jaqueta . Ternos e jaquetas amarelos de alta visibilidade são comuns em todas as lojas de equipamentos.

Sempre faça a manutenção de sua moto, troque a relação periodicamente, revise os freios e nunca deixe nada para fazer, as vezes até mesmo uma arruela lisa solta pode fazer com que aconteça um acidente, então a manutenção de sua moto é uma prioridade para trabalhar de moto em São Paulo.

Esteja pronto com o poder

No trânsito, ande com uma marcha mais baixa do que o normal, para que sua bicicleta esteja pronta para pular para frente instantaneamente, se solicitado. Isso dá a você a opção de saltar à frente em vez de ficar limitado a apenas usar os freios quando a picape se mover repentinamente. As rotações mais altas também podem alertar mais motoristas sobre sua presença.

Quando o tráfego ficar lento de repente, fique à esquerda ou à direita do carro à sua frente. Isso lhe dará uma rota de fuga, se necessário. Também ajudará a evitar que você se torne um sanduíche de carro e motocicleta se o motorista atrás de você não parar a tempo. Depois de parar, esteja pronto: engate a moto, engate a marcha e olhe para os retrovisores. Nunca se sabe.

Pratique a varredura

A varredura constante de todo o ambiente durante a condução – dos instrumentos aos espelhos, à estrada à frente, aos pontos cegos, à esquerda e à direita – mantém você ciente e em contato com sua situação e, portanto, mais capaz de reagir. Permanecer em uma área por muito tempo – olhando apenas atrás ou na frente de você, por exemplo – é apenas implorar por problemas.

Traição à esquerda

Ao se aproximar de um carro que está parado e prestes a virar à esquerda, esteja pronto. Observe as rodas do carro ou as mãos do motorista no volante; se vir movimento, esteja pronto para frear, desviar ou acelerar, o que parecer melhor para a situação.

Estude a superfície

Adicione condições de asfalto ao seu escaneamento. Fique atento a derramamentos de óleo, anticongelante ou combustível; geralmente aparecerá como um pavimento brilhante. Fique atento também ao cascalho e / ou areia, que geralmente é mais difícil de ver. Use seu olfato também; muitas vezes você pode sentir o cheiro de óleo diesel derramado antes que seus pneus descubram como o material é escorregadio.

Passeio em zonas abertas

Use a potência e a capacidade de manobra da sua bicicleta para andar em zonas abertas no trânsito. Em qualquer agrupamento de veículos, sempre há algumas lacunas; encontre-os e ande neles. Isso o separará dos veículos de quatro rodas, proporcionará espaço adicional para manobra e permitirá que você se mantenha afastado de pontos cegos perigosos. E varie sua velocidade. Conduzir junto com o fluxo pode torná-lo invisível para os outros motoristas, especialmente no trânsito intenso.

Use esse polegar

Adquira o hábito de cancelar os sinais de mudança frequentemente, independentemente da situação do tráfego. Um sinal piscando pode dizer aos motoristas que estão esperando para entrar na estrada ou virando à esquerda na sua frente que você está prestes a virar quando não está. Melhor desgastar o interruptor do que comer o capô de um Hummer, hein?

Interferência de corrida

Este é fácil, e apostamos que a maioria de vocês já o faz: deixe os veículos maiores interferirem por você ao negociar cruzamentos. Se o bonehead vindo em sua direção da esquerda ou da direita vai explodir a luz, é melhor eles atingirem a van próxima a você, certo? Pelas mesmas razões, não pule em um cruzamento assim que o semáforo ficar verde. Seja paciente e use os veículos próximos a você como cobertura.

Esta não é uma lista exaustiva, mas é uma boa base a ser acrescentada. Que outras dicas você daria a um piloto iniciante?

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