5 Dicas de Como Economizar Energia em Bares e Restaurantes
Você tem um bar ou restaurante e quer saber como podemos economizar e gastar menos energia elétrica?
Então, leia este artigo até o final e veja como reduzir o consumo de energia da sua empresa com apenas alguns detalhes.
Reduzir o consumo geral de energia do seu restaurante não apenas reduz seus custos com serviços públicos, mas também contribui com o meio ambiente.
Muitos profissionais de serviços de alimentação adotaram métodos de conservação de energia na última década e reduziram drasticamente o uso de energia e despesas. Aqui, delineamos 5 dicas de como economizar energia elétrica que reduzirão o custo não só da eletricidade mas também da conta de água.
5 Dicas para Economizar Energia em seu Bar ou Restaurante
Pode ser mais fácil do que você pensa reduzir o consumo de energia com nossos métodos de economia de energia!
Aqui estão nossas 5 principais dicas e o que fazer para economizar energia da sua empresa.
1. Use equipamentos com eficiência energética
Muitas pessoas também perguntam como economizar energia em casa ou em sua residência, saiba que, essas dicas também podem ajudar você.
Então de repente você cliente da Enel, caso precise economizar na segunda via enel SP, fique atento a esse texto.
O equipamento comercial contribui muito para o consumo de energia do restaurante, mas o equipamento do restaurante não precisa consumir recursos.
Muitos fabricantes oferecem equipamentos que usam uma fração da energia de seus outros modelos, e mudar para esses designs pode economizar milhares de dólares por ano para sua empresa.
- Fritadeiras de alta eficiência – atualizar sua fritadeira para um modelo de baixo consumo de energia não irá apenas economizar dinheiro em utilidades, mas também em óleo de fritadeira. Os novos modelos de fritadeira de alta eficiência apresentam menos queimaduras, o que prolonga a vida útil do óleo.
- Máquinas de lavar louça de alta eficiência. Usar uma máquina de lavar louça da marca de certificação Energy Star pode economizar uma média de mais de R$5.000,00 por ano em comparação com um modelo padrão.
- Descontos Energy Star – O equipamento certificado Energy Star não só usa muito menos energia do que o equipamento padrão, mas também pode qualificá-lo para um desconto. Os incentivos e descontos variam de acordo com a sua localização, portanto, certifique-se de verificar o site Energy Star.
2. Realize a manutenção do equipamento
Como fazer para economizar energia com equipamentos?
Se você não mantém seu equipamento limpo ou faz manutenção regularmente, provavelmente ele está funcionando mais do que deveria.
Existem algumas tarefas preventivas simples que você pode executar por conta própria para aumentar sua economia de energia e prolongar a vida útil de seu equipamento.
- Bobinas do condensador do refrigerador – As bobinas do condensador em suas unidades de refrigeração ficam obstruídas com poeira com o tempo, o que isola as bobinas e as impede de expelir calor. O resultado é que sua unidade tem que trabalhar muito mais para atingir temperaturas seguras para alimentos. Manter suas bobinas limpas fornece um grande impulso para a eficiência de sua unidade.
- Filtros de água – os sistemas de filtragem de água evitam a calcificação e depósitos minerais em qualquer equipamento conectado a uma linha de água. Substituindo seus filtros de água no momento apropriado, você garante que o acúmulo de calcário não obstrua os componentes internos do seu equipamento e afete a eficiência da unidade.
3. Reduzir o consumo de água
Aqui, além de saber como economizar energia, ainda te damos algumas dicas para economizar com a conta de água também.
Os restaurantes requerem grandes quantidades de água para manter as operações. Felizmente, existem algumas maneiras simples de reduzir o consumo de água em seu restaurante e diminuir sua conta de água.
- Use válvulas de spray de baixo fluxo – substitua suas válvulas de spray de pré-enxágue por modelos mais novos que têm classificações de GPM (galões por minuto) mais baixas. Essas válvulas de spray de baixo fluxo são fáceis de substituir e usam muito menos água do que as válvulas de spray mais antigas.
- Instale aeradores de baixo fluxo – suas pias para lavagem das mãos não precisam ter uma classificação de fluxo GPM alta. Considere o uso de aeradores de baixo fluxo ou reguladores de fluxo que limitam a quantidade de água que sai da torneira e diminuem o GPM para economizar dinheiro.
- Conserte torneiras com vazamento – Com o tempo, as gotas de uma única torneira com vazamento aumentam. Em vez de desperdiçar água e dinheiro, conserte suas torneiras com novos componentes. Muitas novas peças de torneira apresentam um design de cartucho para que você possa trocá-las rapidamente sem chamar um encanador.
4. Use iluminação com eficiência energética
Ao desligar as lâmpadas incandescentes com iluminação eficiente em termos de energia, você pode reduzir drasticamente os custos de eletricidade para iluminação.
Você não apenas economiza nos custos de serviços públicos, mas também ajudará o meio ambiente ao conservar energia e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Entre as dicas de como economizar energia, não poderíamos deixar de fora as lâmpadas.
- Lâmpadas LED – as lâmpadas LED usam menos eletricidade e duram até 10 vezes mais do que uma lâmpada incandescente padrão.
- Lâmpadas CFL – Não tão eficientes em termos energéticos quanto os LEDs, as lâmpadas CFL ainda são 4 vezes mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes convencionais. Eles produzem mais luz do que os LEDs, por isso funcionam bem para iluminar as grandes áreas do seu restaurante.
5. Como Economizar Energia com o uso do Calor
Sabia que tem como economizar energia com uso do calor? Entenda.
Procure pequenas maneiras de diminuir o uso de calor em seu restaurante, como usar menos água quente ou impedir que seus funcionários façam alterações nas configurações de temperatura de seu termostato.
- Invista em um termostato inteligente – os termostatos inteligentes podem ser programados remotamente e podem otimizar o uso de energia. Muitos também são resistentes a violações para evitar ajustes não autorizados.
- Temperatura mais baixa da água em sua máquina de lavar louça – As temperaturas obrigatórias de lavagem de louça no setor de food service estão em torno de 140 graus Fahrenheit, de acordo com o NRA. Verifique os requisitos para a sua área e, em seguida, otimize a temperatura da água para não usar água mais quente do que o necessário.
- Secadores de mãos não aquecidos – secadores de mãos com eficiência energética que dependem de ar forçado em vez de ar aquecido podem usar até 80% menos energia do que um secador de mãos padrão.
Se essas dicas de como economizar energia ajudaram você, compartilhe esse artigo agora mesmo!