Vantagens de morar em São Paulo
Onde Morar em SP

As vantagens e desvantagens de morar no centro de São Paulo

São Paulo é a maior e mais populosa cidade do país, sendo conhecida como a capital brasileira que nunca dorme. Concentra o maior número de pessoas em uma região, mas também é a cidade com maior variedade cultural, gastronômica e recebe anualmente diversos eventos, privilegiando seus moradores que sempre tem uma opção de lazer diferente aos finais de semana.

Já pensou em morar no centro de São Paulo perto de vários pontos turísticos e no meio dos maiores eventos culturais? Então conheça as desvantagens e vantagens de escolher seu novo imóvel na cidade que nunca para.

Desvantagens

A cidade de São Paulo é o maior centro financeiro do país e conhecido pelo seu ritmo de vida frenético. Com mais de 12 milhões de habitantes em toda a região metropolitana é inevitável que o trânsito seja um dos fatores mais problemáticos.

A poluição também é um dos critérios que coloca São Paulo em desvantagem, já que a grande concentração de carros e fábricas agravam a poluição nesta região. Para pessoas que buscam qualidade do ar, esse fator pode ser um agravante na escolha.

Também devemos lembrar que a capital paulista é referência em vida noturna, com bares, restaurantes e comércios que funcionam a noite toda. Se o objetivo é um lugar tranquilo, o centro pode não ser a região ideal, sendo mais indicado uma área residencial mais afastada e tranquila.

Apesar de ter os pontos de desvantagem, as vantagens dos imóveis no centro de São Paulo merecem maior destaque.

Vantagens de Morar no Centro de São Paulo

  • Pluralidade Cultural

Já que muitas pessoas de origens diferentes chegam à terra paulistana atrás de oportunidades de trabalho ou de empreender em um mercado amplo, a cidade possui diversas colônias de diferentes culturas.

Portanto, se você quer experimentar programas culturais diversos, gastronomia diversificada, São Paulo é a cidade ideal.

  • Lazer e Vida Noturna

Se tem algo que você nunca ficará sem na cidade é lazer. Com diversos parques espalhados, o morador do centro tem acesso facilitado aos mais diversos pontos da cidade.

Exposições, museus, shows, peças de teatro, eventos culturais, apresentações, entre outras diversas opções espalhadas pela área central da capital paulista.

Mas se o seu estilo for algo mais badalado, é muito fácil encontrar restaurantes, bares e baladas espalhadas pelo centro de São Paulo. O leque de variedades é imenso, para todos os bolsos e gostos, do rock and roll ao forró, da música eletrônica ao sertanejo.

  • Comércio 24h

Bateu aquela fome durante a madrugada? Precisou de algum remédio na farmácia? Esqueceu de comprar algum item do supermercado? No centro de São Paulo há vários estabelecimentos comerciais que funcionam durante toda a madrugada.

Se colocamos como desvantagem para quem deseja um lugar mais sossegado, para aqueles que adoram o agito da vida noturna e querem aproveitar ao máximo o que a cidade tem de melhor é um dos pontos que mais pesam na decisão.

  • Oportunidades de Emprego e Estar Mais Perto do Trabalho

No centro de São Paulo há vários prédios comerciais e áreas empresariais. Isso coloca a área central como referência em oportunidades de trabalho.

Com esse mercado de emprego farto independente da sua área de atuação, se mudar para o centro de São Paulo pode ser uma ótima decisão para seu currículo profissional.

Se você já possui um emprego no centro e está cogitando a mudança para ficar mais perto do trabalho, encontra mais um ponto vantajoso. Evitar horas no trânsito, ter a facilidade do metrô ou até mesmo ir de casa para a empresa andando é um critério crucial para quem busca qualidade de vida em uma metrópole como esta.

  • História

Prédios históricos são parte essencial do cenário de quem vive em São Paulo, principalmente pelo centro. Para os apaixonados por arquitetura, vários prédios do centro podem contar uma história. Alguns prédios que são considerados patrimônios arquitetônicos do país se encontram justamente nesta região.

  • Liberdade

Não estou falando do bairro japonês de mesmo novo. Com milhares de habitantes, o centro de São Paulo proporciona uma mistura de estilos de vida, de culturas, de modos de se vestir.

A cidade proporciona uma liberdade para quem deseja viver ao seu modo, sem se preocupar com julgamentos em um lugar eclético e que recebe de braços abertos os mais diferentes estilos de vida.

  • Infraestrutura

Durante muitos anos houve um abandono dos prédios residenciais no centro de São Paulo, a região era considerada muito perigosa e por isso muitas pessoas preferiam morar em regiões mais afastadas, valorizando pela segurança.

Entretanto, isso tem mudado nos últimos anos. Muitos empreendimentos novos valorizaram a região que possui uma infraestrutura que muitos bairros periféricos não oferecem: comércio, hospitais, agências bancárias. faculdades, melhor malha de transporte público, entre outros pontos.

Para os moradores do centro, tudo está perto e tem fácil acesso, facilitando a vida cotidiana e evitando que a pessoa precise se deslocar para lugares mais afastados para um determinado serviço ou atendimento.

  • Empreendimentos mais baratos que em outras regiões tradicionais

Como citado no tópico acima, houve valorização da área central quando muitas imobiliárias e construtoras passaram a empreender na região. Mesmo com esta mudança, o metro quadrado no centro é mais barato que em bairros mais tradicionais, como Vila Mariana, Ibirapuera, Vila Madalena, Tatuapé, Mooca ou Perdizes.

É possível encontrar o apartamento dos seus sonhos, independente se você tem uma família grande, se é um casal e está procurando algo pequeno ou se é um jovem solteiro em busca de kitnets no centro de São Paulo.

São muitas opções e infinitas possibilidades para todos os tipos de orçamento. Faça uma pesquisa aprofundada e encontre o novo lar perfeito para iniciar uma nova fase na vida.

Já se convenceu de que viver no centro da maior capital do país é uma escolha vantajosa e cheia de pontos positivos? Que tal ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário e acompanhar nossos artigos recebendo direto no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter e não perca as tendências de empreendimentos imobiliários e dicas de melhores cidades para viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *