Quer se mudar para São Paulo? Saiba como planejar sua mudança para a capital
Apesar do custo de vida mais elevado, São Paulo pode ser bastante acolhedora com quem deseja viver na cidade
Mudar de cidade parece uma tarefa simples, mas deve ser planejada com calma. Mais do que buscar um bom bairro, escolher entre casa, sobrado ou apartamento, você também precisa pensar no custo de vida.
Em cada região do país você irá investir um pouco mais (ou menos) para viver bem. Por exemplo, em recente pesquisa realizada comparando os anos de 2021 e 2022, ficou claro que o Brasil tem o metro quadrado mais barato da América Latina, mas dentro do país, Porto Alegre é a cidade mais em conta.
Assim, mais do que escolher entre alugar ou comprar uma casa em SP, veja o que considerar na hora de planejar sua mudança para a capital paulista.
Pesquise sobre o bairro escolhido
O custo de vida em geral na cidade de São Paulo gira na média de R$ 4,5 mil, porém, tudo depende do bairro em que você deseja morar. Quem quer ficar perto da Avenida Paulista ou de regiões nobres, como Pinheiros e Itaim Bibi, pode preparar o bolso para gastar um pouco mais.
A média do custo de vida nestes bairros fica, para um estudante em uma quitinete, em R$ 2 mil. Agora, se o imóvel escolhido for maior, o valor também aumenta. Antes de se mudar vale a pena conhecer melhor o bairro, se ele oferece segurança, facilidades e se você está perto do metrô, trem e linhas de ônibus.
Foque na praticidade
Você realmente precisa de uma casa ou apartamento enorme para viver sozinho? Considere o tamanho do imóvel conforme a quantidade de moradores e o que você precisa. Se necessário, antes de se mudar, faça uma boa limpa nos seus pertences, guardando apenas o que é indispensável.
Um casal pode se adaptar bem em um apartamento de dois quartos, enquanto uma pessoa que vai morar sozinha pode gostar da ideia de viver em um studio ou quitinete.
Planeje-se financeiramente
Quem vem de cidades onde o custo de vida é mais elevado vai estar economizando ao se mudar para São Paulo. Agora, pode ser que a situação seja ao contrário, você vive em uma região mais barata e vai se mudar para a capital paulista.
Vale se planejar financeiramente antes de se mudar, guardar um dinheiro e até pesquisar com calma outros bairros que não são tão caros e, ao mesmo tempo, ainda são próximos da sua região de trabalho.
Tenha uma reserva de emergência
A reserva de emergência ajuda a se preparar para possíveis imprevistos. Quem vai alugar pode usar esse dinheiro para um mês em que as contas apertam e os que optaram por comprar, uma reforma pode ser coberta com esse valor.
O ideal é não se mudar com o orçamento apertado, exatamente pelo risco de surgir algo fora do planejamento. Assim, você evita ficar no vermelho até se adaptar com a nova cidade.
Considere morar perto do trabalho
O trânsito em São Paulo é bastante complicado, ou seja, você pode perder bastante tempo no deslocamento. Estude bairros próximos ao seu trabalho ou perto das linhas de trem e metrô para facilitar o seu trajeto.
Não abre mão do carro? Neste caso pode ser interessante morar bem perto do local onde você trabalha. Regiões mais distantes podem ser interessantes para quem atua no regime home office.
Fuja da ideia de comer fora por um tempo
Essa dica é mais para economizar e para adotar quando já tiver se mudado. Comer fora em São Paulo também é caro, então, ter uma casa ou apartamento com cozinha é uma boa ideia.
Você compra os alimentos e cozinha em casa. Com isso, consegue economizar e pode lidar mais facilmente com as parcelas do financiamento ou com o aluguel.