8 bairros mais tradicionais e antigos de SP

Regiões são conhecidas por ter um misto de prédios antigos e modernos, além de serem marcos históricos da capital paulista

A cidade da garoa é enorme, com bairros tradicionais e outros recentes. Em uma visita como turista você pode se hospedar nas regiões mais conhecidas, agora, se a ideia é comprar imóveis à venda em São Paulo, vale estudar com calma quais são as opções mais interessantes.

Que tal conhecer um pouco sobre os bairros mais antigos e tradicionais da capital paulista? Dá uma espiada na listinha abaixo!

  1. Mooca

Fundada por um grupo de jesuítas no século XVI, tem forte característica italiana e abriga muitos descendentes de imigrantes. Também é um importante centro comercial e industrial da cidade e garante fácil acesso às demais regiões de São Paulo.

Além das linhas de ônibus, a Mooca é atendida pela linha 3, vermelha, do metrô, e pela linha 10, turquesa, do trem. Tem boas opções de lazer, como o Museu da Imigração e o Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo. 

  1. São Miguel Paulista

Localizado na Zona Leste de São Paulo, São Miguel Paulista é um dos bairros mais antigos da capital. Seu surgimento é incerto, mas há registros que indicam estar relacionado com  a catequização dos índios feita pelos jesuítas. A região começou a crescer a partir de 1622, com a construção da Capela de São Miguel Arcanjo.

A capela ainda é a principal atração turística do bairro, porém, o que o torna conhecido é o forte comércio local. Sem contar que é um dos mais populosos de São Paulo.

  1. Pinheiros

Este também é um dos bairros mais antigos de São Paulo. A Aldeia de Nossa Senhora da Conceição dos Pinheiros, hoje conhecida somente como Pinheiros, foi fundada em 1560. Atualmente a região é ótima para morar, ter momentos de lazer e trabalhar.

Apesar de ser antigo, você encontra muitos prédios modernos e opções do que fazer no local. A vida noturna é bastante ativa, e para quem gosta de ar livre tem a opção do Parque Villa-Lobos. Além disso, abriga o SESC Pinheiros e a Praça Benedito Calixto.

  1. Bixiga

Com muitos prédios antigos, o Bixiga tem bastante história para contar, além de ser um bairro com fortes características italianas. A comida é um dos principais atrativos, com vários restaurantes italianos espalhados pela região.

Outra forte característica do bairro é o forte apelo cultural. É lá que estão muitos teatros como o Teatro Oficina, o Theatro Sérgio Cardoso e o Teatro Brasileiro de Comédia.

  1. República

Prédios históricos e construções antigas. Essas são duas das principais marcas registradas do bairro. Dentre os locais famosos estão o Edifício Itália, Copan e Theatro Municipal.

A região também é bem abastecida com o transporte coletivo, inclusive a linha vermelha do metrô que possui a Estação República, com conexão para a linha amarela.

  1. Lapa

Bastante tranquilo, o bairro da Lapa tem um misto de construções novas e outras mais antigas. É neste bairro que se encontra o ponto de ônibus mais antigo.

Além de boa gastronomia, incluindo a possibilidade de fazer compras no Mercado Municipal da Lapa, conta também com um shopping e o Teatro Cacilda Becker.

  1. Liberdade

O bairro japonês é antigo e suas ruas trazem um pouco da cultura oriental. É onde você encontra muitas lojas e espaços relacionados com os japoneses, coreanos e chineses.

Para quem opta por morar na região, tem fácil acesso à linha azul do metrô, na estação Liberdade, e vai estar bem perto da Sé.

Parte do centro de São Paulo, a região abriga a Catedral da Sé. É tida como o marco zero, o centro geográfico da cidade. 

A catedral não é a única atração da região. Lá, você encontra também o Pátio do Colégio, o Mercado Municipal, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Mosteiro São Bento.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.