Como conseguir se alimentar bem

Se você já se viu confuso sobre o que significa comer bem, você não está sozinho. Para muitos, este é um tema delicado que muitas vezes traz à tona questões relacionadas ao peso, imagem corporal e autoestima . Mensagens conflitantes da mídia sobre saúde e alimentação também podem levantar muitas questões sobre o que comer.

Abaixo, vamos nos concentrar mais nas diretrizes gerais a serem seguidas quando se trata de comer bem. 

Comer bem desempenha um papel importante na determinação de quão saudável você se sente física e mentalmente. A forma como você come pode ter um enorme impacto em como você se sente diariamente, influenciando seu bem-estar emocional, sistema de apoio social, níveis de estresse e autoestima. A alimentação é muito importante para se livrar de muitas doenças, você deve buscar pelo valor de um nutricionista e agendar uma consulta para saber mais sobre o seu caso.

Muitas pessoas acreditam que todas as substâncias químicas que afetam nosso humor se originam no cérebro, mas descobriu-se que cerca de 90% de sua serotonina é produzida em seu intestino! A serotonina é uma substância química que influencia seu humor, sono, memória, aprendizado, apetite e digestão. É fácil ver por que é tão importante dar ao seu corpo a nutrição de que ele precisa.

Comer bem fornece o combustível necessário para a energia física e mental. Fornecendo-se com as vitaminas, minerais e nutrientes necessários; você melhora sua função imunológica, resposta ao estresse e humor.

Comer bem não é seguir um conjunto de regras, mas sim aprender o que seu corpo precisa. Tem dois componentes: “o que você come” e “como você come”. 

Quando se trata de “ o que você come ”, pergunte a si mesmo:

  • Estou atendendo minhas necessidades nutricionais comendo uma variedade de vegetais e frutas; grãos integrais; leguminosas (feijões), sementes e nozes; gorduras saudáveis, como azeite, abacate ou semente de linho; e fontes saudáveis ​​de proteína como peixe ou lentilhas?
  • Que tal saborear a sobremesa de vez em quando e ter prazer no aspecto social da alimentação e das refeições?

Comer bem pode fortalecer a relação positiva entre nossa imagem corporal e a alimentação. Como e o que comemos geralmente reflete como tratamos nossos corpos de forma mais geral e se aprendermos a comer bem (ou seja, intuitivamente e sem restrições rígidas), também podemos começar a nos sentir melhor em relação a nossos corpos.

Quando tratamos nossos corpos com respeito, ouvindo e atendendo aos sinais de fome e saciedade , não estamos apenas comendo bem estamos praticando auto-respeito e autocuidado. Quando nos abstemos de restringir certos grupos de alimentos e praticamos uma abordagem flexível em relação aos alimentos, estamos praticando a autocompaixão, que por sua vez pode aumentar a imagem corporal positiva. 

Seus padrões alimentares, como qualquer comportamento, levam tempo para mudar. Se você lutou no passado com a alimentação, é natural ter dúvidas ou se sentir nervoso. Ser paciente e gentil consigo mesmo ao tentar fazer mudanças é uma parte fundamental do processo. Aqui estão algumas idéias que podem ajudá-lo a comer bem:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.