História da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Veja mais sobre a história de uma das instituições hospitalares mais antigas do Brasil!

O sistema de saúde de cada país possui uma história única que diz muito sobre o desenvolvimento daquela sociedade ao longo do tempo. No Brasil, antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), vários hospitais eram referência no atendimento a cidadãos.

Um exemplo disso é a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, um dos mais antigos do Brasil e considerado o maior hospital filantrópico da América Latina. Localizada na região central da capital paulista, essa instituição tem uma história que deve ser conhecida por todos que sonham em estudar medicina. Confira mais sobre a história dela a seguir!

Origem

As Santas Casas de Misericórdia são irmandades filantrópicas criadas para atender os mais necessitados, sobretudo doentes, pobres e presos. Os seus fundamentos são as doutrinas da Igreja Católica Apostólica Romana.

As Santas Casas iniciaram em 1498, com a rainha Leonor de Lancastre, viúva do rei Dom João II, sendo a fundadora da primeira casa de misericórdia na capital portuguesa (Lisboa). 

O processo de colonização da época fez com que essas casas atingissem outros lugares, tendo chegado no Brasil em 1539, na cidade de Olinda. Essa instituição foi a primeira do tipo no continente americano. É considerada nada menos do que o primeiro hospital do Brasil.

Santa Casa de São Paulo

No território hoje conhecido como a cidade de São Paulo, a Santa Casa se situava bem perto do Pátio do Colégio. Fundada em 1599, é considerada a quinta casa de misericórdia aberta no país. Contudo, documentos descobertos recentemente sugerem que esse hospital funciona desde 1562.

Na segunda metade do século XIX, um terreno foi doado para a irmandade da Santa Casa na Vila Buarque, na região central da cidade de São Paulo. Ali seria construído o Hospital Central da Santa Casa, inaugurado oficialmente em 1884.

Além disso, é possível encontrar no centro do complexo hospitalar a Capela de Nossa Senhora da Misericórdia da Santa Casa de São Paulo. Construída entre 1900 e 1901, o edifício possui estilo arquitetônico gótico e conta com capacidade de abrigar até 180 pessoas.

Hoje

Na última década, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo enfrentou uma série crise financeira. Contudo, a instituição ainda mantém 13 unidades hospitalares, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Guarulhos (na Região Metropolitana da capital paulista), três prontos-socorros municipais, duas policlínicas e o Hospital privado Santa Isabel.

A instituição ainda integra a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), uma das mais antigas do estado na área da saúde, oferecendo cursos tradicionais de bacharel em Medicina, Fonoaudiologia e Enfermagem, além de cursos tecnológicos em Sistemas Biomédicos e Radiologia.

O que nem todo mundo sabe é que a Santa Casa de São Paulo possui um belo museu contendo vários objetos de grande valor histórico e artístico. Inaugurado em  2001, esse espaço possui ao todo 12 salas expositivas divididas em dois pisos com inúmeros objetos e documentos importantes não só da instituição, mas também da  história da medicina em São Paulo.

Quem deseja estudar medicina precisa conhecer a sala do Acervo Médico. Já que a Santa Casa de São Paulo é conhecida como o primeiro centro de saúde da cidade, esse espaço homenageia todos os médicos que passaram com ela a partir de fotos, documentos históricos e instrumentos utilizados por estes profissionais na época em que atuaram. Um passeio desse pode ser um estímulo e tanto para quem está estudando para o vestibular mais concorrido do Brasil!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.