Veja 5 dicas para criar a Buyer Persona do seu negócio
O Marketing Digital é um grande guarda-chuva de metodologias e estratégias. Entretanto, independente da área escolhida dentro do marketing, alguns conceitos se repetem pela importância que tem no estabelecimento de estratégias de comunicação claras e objetivas.
Um exemplo, é a definição das personas. Sem elas, os esforços de tempo e custo em estratégias de comunicação e publicidade se tornam ineficientes, porque sem compreender para quem é direcionada a informação, o objetivo da divulgação muitas vezes não é atingido.
Abordaremos neste artigo 5 dicas para criar a Buyer Persona do seu negócio, um conceito desenvolvido em 1986 com o objetivo de otimizar ainda mais as estratégias de marketing ligadas ao consumidor. Mas antes de compreender esse conceito, precisamos compreender o que são as personas e como elas afetam seu negócio!
O que é persona?
O conceito de persona pode ser definido como uma representação semi fictícia do cliente ideal de uma marca ou empresa, sempre baseado em dados e comportamentos reais.
Como já vimos, a persona surge como uma ferramenta de orientação de estratégias de comunicação e marketing para empresas, visando a criação de conteúdos e divulgações alinhadas ao consumidor, seja para uma empresa de caça vazamento em São Paulo ou e qualquer outro local. Dessa forma, o objetivo é criar um personagem que englobe as principais características do cliente da marca.
Durante a criação da persona, diversas perguntas devem ser respondidas com base em dados demográficos e comportamentais:
- Quem são seus clientes?
- Com o que trabalham?
- O que necessitam? Quais são suas dores?
- Como se informam?
- Com o que se preocupam
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Pode ser que pareçam a mesma coisa, mas não se engane: público-alvo e persona são conceitos diferentes. Enquanto o público-alvo define um segmento genérico de pessoas com características semelhantes para direcionamento das campanhas, a persona cria uma identidade ao consumidor muito mais clara, como se fosse representada em uma única pessoa e não por um grupo.
Apesar de ainda ser muito utilizada por profissionais do marketing, a definição de público-alvo gera estratégias mais amplas, abrindo brecha para ambiguidades e estereótipos inconscientes. Por outro lado, a persona sana esses riscos ao permitir uma estratégia mais alinhada à realidade do consumidor ideal.
Tipos de persona
Ainda que a persona traga maior detalhamento do cliente ideal, é possível se aprofundar ainda mais nos tipos de persona existentes, de acordo com o propósito de cada um. Confira abaixo os principais tipos de persona existentes!
Audience persona
Tem como objetivo compreender o perfil de quem busca seu conteúdo digital – seja em visitas em páginas de site, artigos em blog ou conteúdos em redes sociais. É uma ferramenta essencial para quem deseja aumentar o engajamento dos usuários.
Brand persona
A brand persona surge como uma forma de criar identidade para a marca. A ideia é humanizar a marca trazendo seu propósito, visão e valores na forma de um personagem – na maioria das vezes, digital. Funciona como mais um diferencial da marca para gerar maior identificação do usuário com a marca.
Buyer persona
Por fim, mas não menos importante, temos a buyer persona!
Enquanto a audience persona trata da imagem da audiência, a buyer persona trabalha com a representação do seu comprador ideal. Dessa forma, é construído um personagem semi fictício com as demandas, desafios, objetivos e comportamentos da pessoa para a qual suas estratégias devem ser direcionadas, por exemplo, se você possui uma empresa de caça vazamento em Bertioga, logo procura pessoas que busquem esse tipo de serviço.
Agora que já sabe mais sobre a importância da buyer persona, é hora de descobrir como colocar em prática e criar a sua própria. Confira!
5 dicas para criar uma Buyer Persona
- Benchmarking
Antes de tudo, o benchmarking é etapa comum e importante em diversos processos e tomadas de decisão em um negócio. Dentro da definição de uma persona, é objetivo do benchmarking trazer contexto e informações relevantes sobre concorrentes do mercado.
Assim, conhecendo os diferenciais competitivos frente a outros players e a forma como se comunicam com suas personas, é possível entender a abordagem adequada com o nicho desejado.
- Pesquisa com clientes
Sabendo que o buyer persona é a representação dos atuais clientes do negócio, é imprescindível compreender quem são eles com base em dados reais e não apenas na imaginação da equipe de marketing.
Caso a empresa já possua clientes, é importante entrevistar e coletar o máximo de informações sobre dados demográficos, expectativas, valores, dores e principalmente sobre os motivos que o levam a escolher sua marca invés das demais empresas do mercado.
- Uso das redes sociais
Com o crescimento acelerado das redes sociais, houve um aumento na sua relevância para as empresas, seja para venda dos produtos e serviços, relacionamento com o cliente ou criação da identidade da marca.
No caso da criação do buyer persona, as redes sociais se tornam aliadas durante a captação de dados dos usuários. Aqui, uma boa dica é fazer treinamentos que ensinem as mais variadas estratégias de marketing digital, como o curso formula negocio online. Dessa forma, é possível aprender sobre todas as principais frentes do Marketing Digital e, com isso, conhecer os diferentes perfis dos consumidores em redes sociais como Facebook, Instagram ou até mesmo Linkedin.
- É possível ter mais de uma persona
Se tratando de uma ferramenta para criar um perfil bem específico para seu negócio, é possível que uma única definição de buyer persona não seja ideal para representar todos os clientes. Caso faça sentido, você pode – e deve – criar quantas personas achar necessário.
- Compartilhamento de informações
A última dica é simples: ao criar sua persona ideal, compartilhe com seu time. As informações coletadas poderão ser úteis durante a criação de toda e qualquer estratégia para seu negócio, para evitar informações desconexas.
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