Dicas de como cuidar de seu jardim no outono e inverno

O outono e o inverno são épocas do ano marcadas por eventos como mudança brusca de temperatura, diminuição de chuvas, noites friorentas e redução da umidade no ar.

Além de cuidados com a sua saúde, é necessário também cuidados com seu jardim. As plantas também sofrem com as mudanças climáticas bruscas. Por isso, saiba como cuidar de seu jardim no outono e no inverno.

1. Limpeza

Essa dica é para todas as épocas do ano. Você deve realizar uma limpeza em seu jardim a cada semana. O importante é deixá-las organizadas e limpas.

Em uma área interna, sempre priorize vasos limpos, sem acúmulo de água. Isso evita a proliferação de mosquitos. Faça a poda de suas plantas apenas quando necessário. Retira as folhas amarelas e secas, para oferecer às plantas um melhor crescimento.

Já na área externa, não deixe as plantas com excesso de folhas caídas nos vasos ou no chão. Jogue fora objetos que podem acumular água e limpe o solo de ervas daninhas e insetos para evitar a proliferação de pragas. Com um jardim bem cuidado, suas plantas estarão mais preparadas para a troca de estação.

2. Irrigação

Diferente das estações primavera e verão, a época do outono e inverno tem baixas temperaturas. Isso reduz a necessidade de regar sempre. Os dias são mais frios e nublados. A falta de luz solar faz com que a evaporação da água nas plantas seja mais lenta. Ou seja, nada de regar em excesso.

Para saber se as plantas necessitam de água, basta colocar um dedo na terra. Se ela estiver úmida, não há necessidade de regar. Caso ela esteja seca, você pode umedecer as plantas. Observe se no local não existe algum tipo de vazamento, pois pode prejudicar o crescimento de suas plantas, além de aumentar o consumo e o desperdício de água, para isso, uma empresa de caça vazamento em Bertioga pode ajudar.

Lembre-se que a falta de água pode ocasionar a morte das plantas, por isso mantenha a irrigação necessária.

3. Plantio

Caso você queira dar uma repaginada em seu jardim, a época do outono é perfeita para isso. O clima ameno dessa estação é ideal para o plantio de árvores frutíferas e arbustos. Por isso, compre algumas mudas e plantas no seu jardim.  

4. Adubação

Logo no começo do outono é o período ideal para você adubar o solo de seu jardim e das plantas. Você pode pesquisar pelo melhor fertilizante na internet com as palavras “fertilizate” no Google, você ficará surpreso com a praticidade e qualidade do adubo npk, o produto trará benefícios a sua plantação, deixando-a saudável e mais bonita.

Já a adubação orgânica, com folhas secas, restos de material de origem vegetal, gramas e esterco animal também são ótimas opções, já que reutilizam resíduos e são sustentáveis. 

A terceira dica para adubação é utilizar ancinho, que também pode ser conhecido como rastelo. Isso antes de iniciar o processo de adubar. Esse produto facilita o processo de absorção de nutrientes dos fertilizantes, além de remexer a terra durante o processo, eliminando o acúmulo de fungos e prevenindo o apodrecimento das raízes.

Agora que você já sabe como cuidar de seu jardim no outono e no inverno, vale comprar os produtos necessários nessa época do ano e colocar a mão na massa. Seu jardim ficará saudável mesmo no frio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.