7 lugares em São Paulo para fazer exercícios físicos
Segundo uma pesquisa, os brasileiros passam uma média de 4,2 horas diárias na frente do celular. Isso é um número alarmante, mas não é de surpreender. Hoje em dia é possível fazer tudo pela internet, desde assistir streaming dos seus filmes favoritos até achar compactador de solo aluguel.
No entanto, fazer exercícios ao ar livre e curtir a vida lá fora faz bem para saúde mental, física e emocional. Por isso, é recomendado um equilíbrio entre o tempo no smartphone e atividades ao ar livre.
Não vale ficar sem se exercitar porque não tem dinheiro para academia, principalmente em São Paulo. A região metropolitana tem vários espaços para se exercitar em lugares externos. Fora que exercícios físicos frequentes ajudam a eliminar o estresse, diminuir a ansiedade e a depressão, além de reduzir a gordura corporal.
Por isso, conheça 7 lugares em São Paulo para fazer exercícios físicos.
1 – Parque Ibirapuera
O parque Ibirapuera é perfeito para realizar várias atividades ao ar livre. Você pode andar de patins, bicicleta, skate, caminhar, praticar esportes como basquete e até fazer musculação.
O parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano de São Paulo, com 158 hectares.
2 – Praça Roosevelt
A Praça Roosevelt fica entre as ruas Consolação e Augusta. Ela foi restaurada em 2012 e atualmente é uma das principais áreas de lazer de São Paulo. Ela é o local ideal para andar de skate, já que o piso é liso, além de ter corrimãos e bancos para manobras.
3 – Paulista Aberta
Desde 2015, aos domingos, a Avenida Paulista fica fechada para carros. Esse espaço de lazer em São Paulo é ideal para andar de bicicleta em toda a extensão da avenida. Também é possível caminhar ou correr.
4 – Ciclovias
Atualmente a cidade de São Paulo está cheia de ciclovias, além de ciclorrotas e ciclofaixas para estimular o ciclismo pela cidade. Depois da ciclovia da avenida Paulista, a segunda mais famosa é a da Marginal Pinheiros.
5 – Trilhas
Existem muitos espaços com área verde por São Paulo. E em alguns casos é possível fazer trilhas. É o caso do Parque Estadual do Jaraguá, o Parque Estadual da Cantareira e a Reserva Ambiental Capivari-Monos. São ótimas opções para se exercitar.
O Parque Estadual da Cantareira tem até cachoeiras. Já a Reserva Ambiental Capivari-Monos tem trilhas, tirolesas e outras opções de aventuras em mata aberta.
6 – Rapel
Não é preciso ir para uma região montanhosa para praticar rapel. Em São Paulo, há dois pontos famosos de rapel urbano: o Viaduto Sumaré e o Mirante 9 de Julho. Para tentar um esporte diferente, vale a pena conhecer o rapel.
7 – Praça Victor Civita
A Praça Victor Civita é um espaço aberto e gratuito para realização de exercícios físicos. Entre as atividades oferecidas estão aulas de yoga, pilates e dança de salão. Existem também aparelhos de ginástica no local. Ou seja, é uma ótima opção para vários tipos de exercícios físicos.