7 bairros emblemáticos da capital paulista
Explore regiões que contam histórias fascinantes da cidade que nunca dorme
São Paulo é uma cidade que consegue receber os mais variados gostos. Desde pessoas focadas em passeios culturais até aquelas que não abrem mão das festas e da vida noturna.
Não importa de qual grupo você seja parte, vai encontrar o que fazer na cidade da garoa. Agora, o que acha de conhecer quais são os bairros mais emblemáticos existentes por lá para decidir onde se hospedar e quais não podem faltar na sua rota?
- Pinheiros
Um hotel em Pinheiros é uma ótima escolha para quem deseja aproveitar o que há de melhor no bairro e ainda esticar a visita para a Vila Madalena e para a Vila Olímpia.
A região está entre as melhores para os apaixonados pela vida noturna e ocupa o segundo lugar no IDH da capital paulista. O Largo da Batata é um dos pontos turísticos mais visitados por quem está em Pinheiros.
- Vila Madalena
Um dos bairros mais turísticos de São Paulo, ele atende tanto os apaixonados por gastronomia quanto os que não abrem mão da vida noturna. Em 2022, foi eleito um dos bairros mais legais do mundo por uma revista inglesa chamada Time Out, ocupando o 13º lugar no ranking.
Você encontra botecos simples, outros mais requintados e pode estender o passeio para um conhecido ponto turístico: o Beco do Batman, local que rende ótimas fotos, sozinho, com amigos ou em família.
- Liberdade
O bairro da Liberdade é cheio de história e abriga muito da cultura oriental. Toda sua arquitetura tem inspiração japonesa e o grande destaque está no comércio da região. Lá, você vai encontrar de tudo, desde maquiagens até alimentos.
Um passeio no local pode começar com um pastel nas barraquinhas, depois permitir um momento de compras nas muitas lojinhas e terminar em um restaurante japonês para comer sushis, temakis e outras comidas orientais.
- Perdizes
A mobilidade urbana e o fácil acesso a outras regiões da cidade são alguns dos destaques de Perdizes, considerado um bairro das classes média e alta. Quem anda de bike pode alugar uma magrela e aproveitar a ciclovia da Avenida Sumaré.
Caso prefira um passeio mais cultural, vale uma visita ao Teatro Tuca, e se gosta de contato com a natureza, o Parque da Água Branca e o Zilda Natel são ótimas opções. Prefere algo gastronômico? Vá ao Abruzzi, ao The Clock Rock Bar ou ao Janela Bar.
- Barra Funda
Próximo a Perdizes, a Barra Funda é um dos bairros mais importantes de São Paulo, com várias atrações turísticas e casas de shows. Costuma ser a primeira escolha de hospedagem quando a intenção é ver algum artista famoso no Memorial da América Latina, por exemplo.
Ainda assim, se sua viagem vai além dos shows, aproveite para conhecer restaurantes como A Dama e os Vagabundos e o Armazém Garnizé. Dependendo de onde estiver hospedado, você também estará perto do Parque da Água Branca e poderá passear por lá.
- Vila Mariana
O bairro conta com um dos maiores IDHs da capital paulista, e é conhecido por ter muitos comércios e serviços, além de fácil acesso às demais regiões da cidade.
Para os apaixonados por um passeio cultural, uma visita ao Museu de Arte Contemporânea e ao SESC Vila Mariana precisam estar no roteiro, mesmo que a visita a São Paulo seja curta.
- Luz
Na região central da cidade, encontra-se um bairro bastante antigo. A Luz é marcada por pontos turísticos como a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e o Jardim da Luz.
A Sala São Paulo e o Museu de Arte Sacra são outras opções de passeio cultural, mas é válido comentar que a própria Estação da Luz já é um ponto turístico.