Como vender uma empresa em São Paulo?

Infelizmente a COVID-19 fechou as portas de muitas empresas que não encontraram oportunidades ou não se adequaram ao novo cenário mundial. Por isso, a pesquisa de “como calcular valor de empresa para venda” no Google está muito popular em São Paulo. 

São muitos os motivos para querer vender uma empresa. Confira alguns:

  • Aposentadoria;
  • Problemas de saúde;
  • Interesse pessoal;
  • Ter mais tempo para a vida pessoa;
  • Ter recebido uma ótima proposta de trabalho;
  • Mudança de endereço;
  • Conseguir capital para outras oportunidades;
  • Falta de capital na empresa;
  • Uma oferta irrecusável;
  • Dívidas pessoais;
  • Estagnação ou desempenho ruim do empreendimento;
  • Entre outros.

Confira dicas para vender adequadamente uma empresa em São Paulo.

1 – Tenha certeza de sua decisão

Vender um empreendimento próprio não é uma decisão fácil. Ao vender uma empresa que você montou do zero será necessário um planejamento completo e minucioso com questões financeiras, tributárias, legais, além de um gerenciamento do seu estado emocional.

O primeiro passo é analisar o motivo da venda. É importante ter certeza de sua decisão. Isso vai impactar a sua vida, a dos seus familiares e dos colaboradores da empresa.  

2 – Desapegue da empresa

Esse é o momento de tratar sua decisão como algo racional, evitando o apego emocional ao seu empreendimento. Você já tem a certeza de sua decisão. É hora de desapegar.

Outro ponto importante é que o valuation (valor de avaliação econômica) de sua empresa pode não ser o montante que você espera. Nenhum comprador pagará a mais pela sua empresa porque você tem apego sentimental por ela.

Ou seja, ela será vendida pelo valor normal do mercado. O esforço que você teve para iniciar e o tanto de trabalho que você empregou na empresa não fará diferença no cálculo do valor para vender seu negócio.

É importante ter muito claro em sua mente, para não influenciar na hora de colocar um preço de venda ou negociar com potenciais compradores.

3 – Prepare a empresa para ser vendida

Você precisa preparar sua empresa antes da venda. É fundamental que você levante relatórios com informações relevantes, com o objetivo de atrair mais potenciais compradores.

É necessário mostrar ao comprador que ele terá retorno no investimento e em quanto tempo isso vai acontecer. É importante reforçar na negociação o número de clientes que sua empresa atende também. Isso mostra diversidade.

Reúna o máximo de informações verídicas para mostrar de forma atrativa o seu empreendimento.

4 – Defina o preço corretamente

Nessa etapa você precisará de um profissional qualificado ou uma empresa na hora de avaliar o preço do seu negócio corretamente.

Tais profissionais são qualificados para avaliar seu empreendimento e determinar o valuation correto dela. Caso você tenha receio de o profissional divulgar alguma informação da sua empresa no mercado, peça que ele assine o NDA.

O NDA é um acordo para que o profissional não possa divulgar informações sobre seu negócio.

É importante deixar o lado emocional de lado e avaliar o negócio pelo preço que ela realmente vale. Aumentar o preço apenas por apego emocional pode prejudicar você durante a negociação, além de perder potenciais compradores. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.