Edifício de madeira
Pontos Turísticos

Edifício de madeira mais alto da Suécia poderia economizar 550 toneladas de CO2

A empresa de arquitetura escandinava CF Møller Architects elevou o nível da arquitetura sustentável com a recente conclusão da Torre Kajstaden, o edifício de madeira mais alto da Suécia. Localizado em Västerås, cerca de uma hora fora de Estocolmo, o edifício histórico tem 8,5 andares de altura e foi construído quase inteiramente de madeira laminada cruzada. Os arquitetos estimam que o uso de madeira maciça em vez de concreto para construção se traduz em 550 toneladas de economia de dióxido de carbono ao longo da vida útil do edifício diminuindo o impacto no meio ambiente.

Encomendada por Slättö Förvaltning, a Torre Kajstaden foi construída como parte de um novo bairro residencial central perto da orla de Öster Mälarstrand. Juntamente com o marco histórico de madeira maciça, o novo bairro de espírito sustentável inclui um sistema de compartilhamento de barcos elétricos na marina.

Além de reduzir a pegada de carbono do edifício, o uso de madeira maciça e laminado usinado em CNC para todas as partes do edifício – incluindo paredes, vigas, varandas, eixos de elevadores e escadas – resulta em um invólucro hermético e energeticamente eficiente, sem isolamento adicionado. A estrutura de madeira também foi rápida de levantar; cada andar, que contém quatro apartamentos, levou quatro artesãos, em média, três dias para montar. Juntas e parafusos mecânicos foram usados ​​para que o edifício possa ser posteriormente desmontado e os materiais possam ser reutilizados.

“O edifício em Kajstaden constitui um novo capítulo na história da construção, atualmente o mais alto edifício de madeira maciça da Suécia”, disse Ola Jonsson, sócio associado da CF Møller Architects, que também faz parte da Rede Nórdica de Edifícios de Madeira Altos . “Por meio de projetos de pesquisa e de outros projetos de madeira, nos concentramos na inovação e contribuímos para o desenvolvimento de maneiras de realizar arranha-céus feitos de madeira. A tecnologia industrial da madeira também fornece aos arquitetos melhores ferramentas para projetar casas bonitas que possuem um alto grau de detalhe. ”

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *